O potencial turístico da cachaça de Salinas

Selo de Indicação de Procedência
Selo de Indicação de Procedência “Região de Salinas” para cachaça. Somente Salinas e Paraty possuem o selo no país.

O Caderno Turismo do tradicional jornal Estado de Minas, edição de 22/09/2015, traz interessantíssima reportagem do jornalista Gustavo Perucci sobre o potencial turístico da cachaça artesanal mineira.

Aborda as potencialidades, as regiões produtoras e o que ainda não é feito para transformar a cachaça mineira em atração turística no estado.

É fato que Salinas figura como a maior região produtora do estado e com maior potencial turístico. O município produz mais de cinco milhões de cachaça comercializadas sob mais de sessenta marcas, algumas de renome nacional e internacional. Ainda assim, a estrutura ainda é acanhada, embora tenha um museu da cachaça (pouco explorado), um festival, uma indicação geográfica e dezenas de alambiques que permita uma verdadeira revolução turística em Salinas.

Os alambiques espalhados na zona rural do município e região possuem pouca estrutura para receber turistas, a rede hoteleira é deficiente e, acreditem, Salinas não possui sequer uma cachaçaria temática digna de respeito que atraia atenção do turista e do próprio salinense. Nenhum bar/restaurante de Salinas possui uma carta de cachaça.

Falta ambição em transformar Salinas em verdadeiro polo turístico tendo a cachaça como epicentro de uma engrenagem que envolveria diversos setores da economia do município. O marketing da cachaça de Salinas já está feito, mas há muito por fazer. A Apacs (Associação de Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas), ACI (Associação Comercial e Industrial), prefeitura municipal e parceiros precisam se unir e provocar uma revolução turística. Milhares de turistas querem conhecer nossa cachaça, nossa cultura, nossa história, nossa economia, nosso empreendedorismo.

Acesse os links abaixo e leia, na íntegra, a reportagem do jornal Estado de Minas:

“Cachaça é potencial turístico pouco explorado”

Link: http://www.em.com.br/app/noticia/turismo/2015/09/23/interna_turismo,690912/cachaca-tem-potencial-turistico-ainda-pouco-explorado.shtml

“Fama é grande, mas estrutura ainda é tímida”

Link: http://www.em.com.br/app/noticia/turismo/2015/09/23/interna_turismo,690871/a-fama-e-grande-mas-estrutura-ainda-e-timida.shtml

“Roteiro da cachaça”

Link: http://www.em.com.br/app/noticia/turismo/2015/09/23/interna_turismo,690631/roteiro-da-cachaca.shtml

museu_salinas_11072013_111
Museu da Cachaça de Salinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s