
Por Roberto Carlos Morais Santiago
A produção de cachaça na região de Salinas teve início no final do século XIX quando baianos fugindo da seca do sertão nordestino fixaram raízes no município. Trouxeram mudas de cana-de-açúcar que logo se espalhou uma vez que se adaptou muito bem ao clima e solo. Desde então houve produção de cachaça, porém sua comercialização era feita a granel até meados da década de 1940. O primeiro fazendeiro a identificar sua cachaça sob uma marca foi Anísio Santiago (1912-2002) com a Havana em 1946. Desde então proliferaram inúmeras marcas de cachaça na região. Atualmente são mais de sessenta, algumas de renome nacional e internacional, figurando com a maior concentração de marcas de cachaça em todo o território nacional.
A produção gráfica dos rótulos é um caso à parte na história do design dos rótulos da cachaça de Salinas. Não são poucos os rótulos desenhados pelo próprio produtor da cachaça. Até hoje a confecção dos rótulos mantém características artesanais impondo uma cultura rural local.
A seguir, rótulos antigos e atuais de marcas de Salinas que retratam a cultura e história local, além de representar uma importante atividade econômica na região que gera renda e emprego.
LITOGRAFIA DE RÓTULOS DE CACHAÇA ANTIGOS E ATUAIS DA REGIÃO DE SALINAS
(ordem alfabética)





























Cachaça Só Luar.
Cachaça Saliníssima.

Tudo de bom estes rótulos, estava há muito tempo, tentando encontrar essas preciosidades!
E agora tenho ao meu alcance.
Muito obrigado! BLOG CACHAÇAS DE SALINAS!!