
Aconteceu na Funarte – BH, dia 23 de maio de 2015, o tão esperado livro “Zeca Tropeiro – Um Herói Brasileiro“, autoria do escritor e advogado Cláudio Luiz Gonçalves de Souza. No evento, teve ainda degustação da Cachaça Havaninha, produzida em Salinas por Osvaldo M. Santiago, filho do lendário Anísio Santiago.
O livro aborda obra de ficção histórica, onde por meio da narrativa, o autor aborda sobre o relevante movimento do tropeirismo e das atividades dos tropeiros no Brasil Colônia e Império, em especial durante a fase mais acentuada do ciclo do ouro, mormente no território mineiro.
No exercício das atividades de advocacia, o autor é o advogado constituído pela família de Anísio Santiago e o responsável pelo resgate da marca da Cachaça Havana que representa um ícone da Cachaça Artesanal de Minas Gerais em disputa judicial em face do INPI perante a Justiça Federal, assim como também atua profissionalmente para a Cachaça Havaninha.

Como escritor, o autor se destaca ainda com suas obras de natureza técnica-jurídica, todas voltadas para a prática do Comércio Exterior e do Direito Aduaneiro, tendo publicado pela Editora Líder os Livros denominados: “A Teoria Geral do Comércio Exterior”; “Roteiro Prático de Exportação e Importação”; “As Relações Internacionais do Comércio”; “Comentários aos INCOTERMS 2010 e às Câmaras de Arbitragem dos Tribunais Internacionais” e “Desembaraçando sua Mercadoria na Alfândega”.
No segmento literário de romances de ficção, o autor publicou ainda o Livro “Contando uma (His) Estória”; e dessa feita apresenta um romance sobre a relevância dos tropeiros na história do país.O lançamento foi nas dependências da FUNARTE, situada à Rua Januária n. 68, Bairro Centro, na cidade de Belo Horizonte – MG.
Finalizando, quem tiver interesse no livro do autor, entrar em contato com o mesmo no email: claudio@souzasa.com.br. O site profissional do autor é http://www.souzasa.com.br.

