
O mercado da cachaça ganha mais uma nova marca: a Havaninha, do produtor Osvaldo Mendes Santiago. Tudo indica que a saga do lendário Anísio Santiago continua com o filho Osvaldo Santiago. A produção é feita na fazenda Piragibe, região da Serra dos Bois, zona rural de Salinas. O lançamento oficial da marca ocorreu em julho 2014, no evento do XIII Festival Mundial da Cachaça de Salinas.
Desde a infância Osvaldo Santiago vivencia o mundo fantástico da alquimia da cachaça. Nasceu em 1943 junto com a cachaça Havana produzida pelo seu pai. Desde jovem ajudou fabricar cachaça, aprendeu técnicas de produção e alguns segredos que o pai lhe ensinou.
Com o falecimento de Anísio Santiago no final de 2002, assumiu a produção e comercialização das marcas Havana & Anísio Santiago por doze anos até 2013.
Buscando novos desafios, lançou marca própria seguindo padrões de qualidade estabelecidos pelo pai, mantendo e perpetuando uma tradição familiar com singular modus operandi. Osvaldo diz que “cachaça boa tem que deixar envelhecer, esperar o tempo dela e não ter ambição desmedida. Meu pai sempre dizia isso“. Nem poderia ser diferente de uma pessoa que possui o DNA da cachaça de qualidade.
Assim, surge a cachaça Havaninha cujo método de produção é artesanal e em escala reduzida. O envelhecimento é feito em dornas de bálsamo antigo. Segue o modus operandi da cachaça Havana, a mão da Havaninha. É o mínimo que se espera de Osvaldo Santiago, herdeiro do ícone Anísio Santiago. O site da Havaninha é www.cachacahavaninha.com.br. Um brinde e vida longa à Havaninha!
